TAÇA DE PORTUGAL: Moreirense recebe Nacional com o objectivo de chegar às meias-finais
O Moreirense recebe esta sexta-feira o Nacional da Madeira, nos quartos-de-final da Taça de Portugal. No caminho para alcançar as meias-finais, o clube de Moreira de Cónegos vai encontrar pela primeira vez uma equipa da Liga.Até agora, o Moreirense defrontou clubes da 2ª Divisão B e da 3ª Divisão, em casa, o que não significa que não tenha enfrentado algumas dificuldades. Foi o caso do último encontro, diante do Torreense, que o Moreirense venceu por 2-1, e do embate com o Benfica de Castelo Branco, resolvido apenas no prolongamento (3-2), depois de um empate (2-2) no tempo regulamentar. Pelo meio, ficaram vitórias mais tranquilas, frente ao Pontassolense (3-1) e Lousada (3-1).
Moreirense e Nacional da Madeira nunca se encontraram na Taça de Portugal, mas já viveram duelos intensos na Liga e Liga de Honra. Na última vez em que se defrontaram em Moreira de Cónegos, na temporada 2004/2005, o Moreirense bateu os madeirenses por 3-2, com um bis do brasileiro Manoel e um golo de Fillipe Anunciação. Aliás, nos seis embates no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o Moreirense soma cinco vitórias e apenas uma derrota, na longínqua época 1997/1998.
O Moreirense procura repetir esta temporada o feito alcançado na época 1999/2000, quando atingiu pela única vez as meias-finais da Taça de Portugal. Uma temporada memorável para a equipa de Moreira de Cónegos na prova rainha do futebol português, mas que, curiosamente, acabaria por resultar na descida à 2ª Divisão, depois de um campeonato aquém das expectativas.
Na altura, a equipa treinada por João Cavaleiro, que substituiu Bernardino Pedroto já com a época em curso, fez uma carreira ímpar na Taça de Portugal, sendo apenas eliminada pelo Sporting, em Moreira de Cónegos, nas meias-finais. O resultado foi magro, com o Sporting a vencer por 1-0. No trajecto rumo às meias-finais, o Moreirense venceu o Sp. Pombal (2-1), Barreirense (2-0), Santa Clara (3-2), Académica (1-0) e o Vitória, por 1-0, no Estádio D. Afonso Henriques.
Na década passada, o Moreirense esteve em destaque em outras duas edições da Taça de Portugal. Na temporada 2000/2001, os vimaranenses caíram apenas nos quartos-de-final, ao perderem em casa com o Boavista, por 2-1, num jogo com uma arbitragem polémica à mistura. Mais recentemente, na época 2007/2008, a equipa então treinada por Daniel Ramos vendeu cara a derrota diante do Benfica, em pleno Estádio da Luz, por 2-0. Rui Costa e Makukula, que entraram na 2ª parte, resolveram o jogo, depois do Moreirense ter forçado o espanhol António Camacho a lançar os melhores jogadores.
Marcações: Desporto