Obras no Museu de Alberto Sampaio terminam em Janeiro
As obras que decorrem no Museu de Alberto Sampaio estão prestes a ficar concluídas. São trabalhos significativos que têm vindo a realizar-se nos últimos anos. As obras começaram nos sanitários que, segundo Isabel Fernandes, "estavam completamente ultrapassados tendo sido uma obra ainda lançada pela anterior Directora, a Drª. Manuela Alcântara". Seguiu-se a reparação da recepção do Museu que também "precisava de uma volta" até porque cada vez mais os espaços museológicos têm peças à venda na recepção e "o nosso espaço não dava para termos uma loja. Aliás, a recepção não tinha condições para os próprios guardas permanecerem tanto tempo".Terminados estes trabalhos, partiu-se para a recuperação das coberturas da Casa do Priorado, ou seja, o espaço onde está a exposição permanente do Museu de Alberto Sampaio. Depois de recuperadas aquelas coberturas, renovou-se a exposição permanente
que inaugurou em 2004, com salas renovadas.
Posto isto, outra obra que se impunha no Museu era a recuperação das coberturas da Casa do Cabido, isto é, do edifício onde estão os serviços do Museu. Por outro lado, e de acordo com a Directora do Museu de Alberto Sampaio, "as janelas já não sofriam obras há bastante tempo, já estavam demasiado desgastadas, como é normal, pelo uso. Desta feita, na obra em curso está a colocar-se caixilharia dupla". A juntar a isto será pintada a fachada do edifício pelo que "fica quase praticamente feita a renovação de todo o edifício do Museu.
De resto, Isabel Fernandes garante que as obras não têm vindo a prejudicar o Museu no que diz respeito ao número de visitas. "De facto, não houve qualquer prejuízo nesse sentido. Faz-se a entrada pela mesma porta e os visitantes não são afectados pela obra. Claro que não é muito agradável olhar agora para o exterior do Museu e ver aqueles andaimes todos, mas, como se costuma dizer, é por uma boa causa, para melhoria das condições de trabalho e também da prestação de serviços aos visitantes".
Rifira-se que as obras do Museu de Alberto Sampaio estão orçadas em 74 mil e 700 euros.
Marcações: Cultura