IPPAR deu luz verde às obras nas imediações da Capela do Espírito Santo
O Instituto Português do Património Arquitectónico já emitiu parecer favorável à legalização das obras nas imediações da Capela do Espírito Santo e Cruzeiro Fronteiro, na freguesia de Sande S. Lourenço. Numa carta de 13 de Janeiro deste ano remetida à Câmara, o IPPAR confirma que foi demolido um muro, bem como reposto um talude e eliminada uma escadaria e um portão de acesso ao adro construído por um particular.Face a estas obras, o IPPAR deu parecer favorável para a legalização das
obras por entender que estão satisfeitas as condições envolventes ao adro onde se situa a Capela do Espírito Santo, um imóvel classificado.
A divulgação desta carta é a resposta da Câmara a uma informação do
Provedor de Justiça.
Numa nota distribuída à comunicação social, a Provedoria não poupa críticas à Câmara a quem acusa de ter, neste processo, uma postura de indolência que contrasta com o cuidados dispensados ao Centro Histórico. Perante ao arrastar do problema, a Provedoria de Justiça propôs mesmo a intervenção da Ministra da Cultura junto do IPPAR para promoção de obras coervivas a fim de repor a legalidade.
Reagindo a esta nota, a Câmara lembra que as obras propostas foram
realizadas em 2004 e acompanhadas pelos técnicos da Autarquia e do IPPAR.
Marcações: Cultura