Muralha promove visita guiada à Casa da Rua Nova e Tribunal de Guimarães
A Muralha, em parceria com a Delegação de Guimarães da Ordem dos Advogados, promove no próximo sábado, a partir das 11h00, uma visita a dois edifícios marcantes da cidade: a Casa da Rua Nova (na Rua Egas Moniz) e o Tribunal de Guimarães e sua envolvente.
No primeiro caso, trata-se de um edifício de origem medieval (séc.XIV), transformado numa importante residência burguesa através de intervenções nos séculos XVII e XIX, considerado um exemplo europeu de reabilitação, a cargo do arquiteto Fernando Távora, ganhando o importante e distintivo Prémio Europa Nostra (1985), adaptando o edifício para sede do Gabinete Técnico Local. Hoje, e após recentes obras de conservação, alberga a sede da Delegação da Ordem dos Advogados.
Quanto ao Tribunal de Guimarães e sua envolvente, trata-se de uma obra do arquitecto Luís Benavente (1902-1993), inaugurada em 1960, substituindo o inicialmente projetado pelo Arquiteto Marques da Silva para um edifício da Câmara Municipal (cujo início da construção se deu nos anos 40), estando previsto já no plano de expansão urbana da cidade do Capitão Luís de Pina (1925) que pretendia, naquela zona, criar uma praça que unificasse a velha e nova cidade.
O arquiteto Siza Vieira, com a construção do estacionamento, reconfigurou a Praça da Mumadona (2011). No interior do Tribunal podemos ver importantes obras do artista plástico vimaranense António Lino (1914-1996), uma pintura mural (batalha de São Mamede) e um mosaico, e, no exterior, a imponente Mumadona do escultor Álvaro de Brée (1903-1962).
O guia de visita será Eduardo Fernandes, professor na Escola de Arquitetura Artes e Design da Universidade do Minho. A visita começará pela casa da Rua Nova, na Rua Egas Moniz. Os interessados poderão inscrever-se através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Marcações: Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património