Dia Mundial dos Arquivos: Sociedade Martins Sarmento evoca vida e obra de Mário Cardozo

Na comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, a Sociedade Martins Sarmento apresenta no próximo dia 7 de junho, pelas 18h00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, uma conferência intitulada “Mário Cardozo: das “Pedra(s) Formosa(s) ao brilho do ouro proto-histórico. Homenagem a mais de meio século de investigação arqueológica”, proferida pelo Professor Armando Coelho.

Na mesma oportunidade será apresentada uma pequena exposição do espólio do Arqueólogo Mário Cardoso, nomeadamente a sua correspondência, uma fonte importantíssima para o estudo da actividade da Sociedade Martins Sarmento e da evolução da Arqueologia em Portugal.

Mário Cardozo (1889-1982), Coronel de Infantaria, foi Presidente da Direção da Sociedade Martins Sarmento, entre 1932 e 1972. Sob a sua direção, conseguiu reunir os apoios necessários para a conclusão do edifício-sede da SMS, inaugurado em 1967. Publicou vários estudos nas áreas da Arqueologia, da História e da Etnologia. Continuou o trabalho de Francisco Martins Sarmento, explorando a Citânia de Briteiros, em 32 campanhas de escavação e de restauro, sendo responsável por importantes contributos na área da Cultura Castreja e da ourivesaria proto-histórica. Foi Diretor da Revista de Guimarães, publicação científica da Sociedade Martins Sarmento, que sob a sua orientação viu consolidado grande prestígio nacional e internacional.

A Sociedade Martins Sarmento sublinha que a comemoração do Dia Internacional dos Arquivos "é o momento para destacar o papel destas instituições na preservação, tratamento, gestão e divulgação do património documental das comunidades, procurando consciencializar a sociedade para a criação de condições que promovam os Arquivos e que assegurem a concretização da sua missão, em benefício da memória coletiva e da investigação".

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Dia Internacional dos Arquivos

Imprimir Email