Alegria e folia do Carnaval regressam este ano na plenitude a Pevidém

O entusiasmo, a alegria e a folia do Carnaval regressam na plenitude este ano a Pevidém, após dois anos em que a organização dos festejos esteve ensombrada pelas restrições da Covid-19.

A Associação Cultural Sol no Miral está a preparar o evento no formato habitual, de envolvimento, proximidade e contacto com o público, com a vontade revigorada por voltar a ser possível o espectáculo de rua. "Há uma ansiedade natural, porque nunca cancelamos o Carnaval, mas as duas últimas edições sofreram as limitações da pandemia. Por isso,o desejo de fazer uma grande festa em Pevidém confere muito ânimo à edição deste ano, porque queremos voltar a trazer o Carnaval para a rua", realça Rui Fernandes, ao referir-se às características únicas dos foliões que participam na iniciativa repleta de "autenticidade".

"É uma festa centenária, já os nossos avós brincavam ao Carnaval juntando-se na praça, vestindo farrapos e colocando um pau às costas", observa, ao dar conta da dimensão intemporal da originalidade do Carnaval que "é feito pelo e para o povo".

"Contamos sempre com imprevistos e improvisos", destaca o responsável, sorrindo, ao lembrar as tradições ancestrais que a organização conjuga com a construção de seis carros alegóricos, alinhados com as seguintes temáticas: carro da vila de Pevidém, dedicado à reconversão do Largo do Cruzeiro e a instalação do monumento a Albano Martins Coelho Lima; o carro da criança com a alusão aos 80 anos da publicação da primeira edição do livro "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry; carro "Preço Certo", programa icónico da televisão; carro "massagens Corno`élia", para uma sociedade agitada com stress e ansiedade, a massagem e o relaxamento são essenciais; carro da Rainha que no seu trono acenará à população, acompanhada pelas suas belas damas; e, por último, o carro do Entrudo, "em que todos vão chorar pelo irmão mais velho ".

"O nosso Carnaval é feito para quem anda na rua. Não um espectáculo itinerante. É uma festa para quem a vive, para quem quer desfilar no nosso Carnaval. Os carros são construídos por nós", insiste Rui Fernandes, reconhecendo que embora o programa se estenda por cinco dias, o ponto alto é o cortejo na tarde de terça-feira e o Enterro do Entrudo à noite.

Os festejos começam sexta-feira, com o desfile infantil das escolas, a partir das 10h00, percorrendo as principais ruas da vila. No sábado, a partir das 10h00, haverá animação nas ruas, o mesmo acontecendo no domingo a partir das 15h00, com a iniciativa "Rogar ao Entrudo", de animação na Praça Francisco Inácio.

Na segunda-feira, a noite de carnaval será assinalada a partir das 23h59, numa organização do Maraus Bar. Na terça-feira, a partir das 15h00, desfile de Carnaval invadirá as nas principais ruas da vila, estando o «Enterro do Entrudo», com a leitura do testamento, marcada para o Mercado de Pevidém.

Marcações: Carnaval de Pevidém, Associação Sol no Miral

Imprimir Email