Reabilitação do Castro de Sabroso permite registar pormenores escondidos pela vegetação

A Sociedade Martins Sarmento prossegue a intervenção de reabilitação do Castro de Sabroso, em São Lourenço de Sande, após a definição de um conjunto de trabalhos complementares, no seguimento da avaliação do estado de conservação de parte das estruturas arqueológicas.

Em comunicado, a Instituição adianta que "no decorrer dos trabalhos já realizados, foram sendo registados alguns pormenores que não estavam totalmente visíveis, devido à progressão da vegetação, sobretudo infestante, nas últimas décadas", ao realçar que "além das intervenções previstas, decorrem agora trabalhos de conservação e restauro nas duas linhas de muralha do antigo castro".

"Será também construída uma estrutura de protecção da segunda muralha, num local onde se fará a passagem dos visitantes do interior para o exterior do monumento, o que irá permitir uma melhor conservação e visualização da muralha e respetivo fosso. Decorre também a colocação da sinalética de visita", acrescenta a centenária Instituição.

"Nesta última fase de trabalhos, que complementam a intervenção, será realizada prospeção geofísica e um levantamento Lidar (método de detecção remota) que irão registar com maior detalhe os vestígios de superfície na envolvente do monumento, bem como eventuais estruturas não escavadas, contribuindo assim para um conhecimento mais aprofundado da evolução e características desta impressionante fortificação pré-romana", refere.

A intervenção é financiada pelo Município de Guimarães, com o apoio da União Europeia, através do FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020. Os trabalhos estão a ser realizados pela Era, Arqueologia S. A., com o acompanhamento da Sociedade Martins Sarmento.

Mantém-se interdito o acesso ao monumento, até que os trabalhos no terreno estejam finalizados.

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Sande São Lourenço, Castro de Sabroso

Imprimir Email