Dia de Santo António assinalado com distribuição de pão em Guimarães

images/fotoarquivo/2018/Igrejas/antonio_domingos.jpg

A devoção a Santo António está muito enraizada em Guimarães e, a 13 de Junho, cumpre-se a tradição com a distribuição do Pão.

A iniciativa organizada pela Irmandade de Santo António, erecta na Igreja de S. Domingos, começa com a missa marcada para as 8h00, no final da qual será distribuído o pão, «a bola à feita». Este é um dos compromissos da Instituição, fundada em 1702.

Além da celebração matinal, a Irmandade de Santo António organiza também a partir das 21h30 o sermão Te-Deum, com a distribuição de cravos.

O santo português, que morreu em Pádua, em Itália, no ano de 1231, foi o primeiro professor de teologia na ordem fundada por São Francisco de Assis, tendo ficado famoso pelos seus sermões. Fernando de Bulhões comovia-se com a pobreza que terá distribuído aos pobres todo o pão que existia no convento em que vivia. O frade que estava incumbido de controlar os haveres na despensa deu pela falta do pão e pensou tratar-se de um roubo. Contou a Santo António a ausência de pão para as refeições e este mandou que verificasse novamente o local. Aí, o frade encontrou cestos repletos de pão, que serviu para os frades e para os pobres que ali pediam esmola. 

Na devoção popular, o «Pão de Santo Antônio» continua a ter presente essa mensagem, havendo quem guarde uma parte desse pão para comer na Ceia de Natal. Há também quem o conserve com a fé de que, assim, nunca faltará em casa o que comer.

 

Marcações: Irmandade de Santo António, Santo António

Imprimir Email