Profissionais do Hospital da Luz deram formação de suporte básico de vida a dezenas de motards
Durante esta manhã, no âmbito da parceria com os 𝐂𝐨𝐧𝐪𝐮𝐢𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐌𝐨𝐭𝐨 𝐂𝐥𝐮𝐛𝐞 𝐆𝐮𝐢𝐦𝐚𝐫𝐚̃𝐞𝐬, o Hospital da Luz Guimarães realizou uma formação de Suporte Básico de Vida aos motards inscritos, no recinto da 𝟐𝟕° 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐌𝐨𝐭𝐚𝐫𝐝 no Parque de Selho (S. Cristovão.
A formação foi gratuita e de inscrição obrigatória.
Os motards tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre Suporte Básico de Vida (SBV), que é um conjunto de procedimentos que tem como objectivo a recuperação da vida de uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada. A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. O SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima, quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca, e consiste, essencialmente, em duas ações: compressões torácicas e ventilações, com o grande objectivo de prevenir lesões dos órgãos vitais, como o cérebro e coração, aumentando a probabilidade de sobrevivência com qualidade de vida.
Torna-se, portanto, indispensável que a população tenha formação em Suporte Básico de Vida, para que, caso presenciem uma PCR, saibam como pedir ajuda e iniciem de imediato as manobras de SBV, para aumentar a probabilidade de sobrevivência e recuperação da vítima.
Temas abordados neste evento:
- Cadeia de sobrevivência
- Riscos para o reanimador
- Algoritmo de Suporte Básico de Vida
- Posição Lateral de Segurança
- Manobras de desobstrução da via aérea
- Treino em simuladores de SBV
A formação foi desenvolvida por alguns enfermeiros do Hospital da Luz Guimarães, nomeadamente, João Vieira da Silva, Nuno Ribeiro, Hugo Costa, Mónica Carvalho, Pedro Ribeiro, José Pedro Guimarães e Teresa Moura e pelo médico Miguel Macedo.