Liliana Oliveira é professora de natação e especialista na prevenção de afogamentos
Guimarães foi assolada com uma triste notÃcia do afogamento de uma jovem de 12 anos que perdeu a vida na sequência de ter caÃdo num curso de água na Praia Seca nas Caldas das Taipas.
Diante deste trágico incidente, a professora de natação Liliana Oliveira, especialista em prevenção de afogamentos, foi convidada a comentar sobre a importância da vigilância constante e os cuidados necessários para evitar que acidentes como este se repitam. Sobre a tragédia recente afirmou que, infelizmente, esse tipo de acidente poderia ter sido evitado com a devida vigilância.
Liliana Oliveira é licenciada em Educação FÃsica, mestre em Actividades de Academia, e está a terminar a tese de doutoramento em Ciências do Desporto. É fundadora da escola de natação «Os Tubarões da Liliana» e faz investigação na área da prevenção do afogamento, o que lhe permite correr o paÃs a fim de aconselhar pais e crianças sobre as melhores estratégias de prevenção.
No seguimento da entrevista, destacou a importância da escolha adequada de dispositivos de flutuação, vulgarmente conhecidos como bóias, para crianças.
Dando especial ênfase às piscinas domésticas destacou a necessidade de precauções adicionais, como manter a área protegida e a porta trancada para impedir que as crianças entrem na água sem supervisão.
É também sabido que muitas das nossas praias não estão vigiadas e, por isso, é fundamental escolher uma praia com nadador salvador.
Saiba as respostas a todas estas perguntas na BIGGERmagazine de Setembro!