Valentina Borges Machado é canhota

images/BIGGER/2024/Agosto/EU6A2981.jpg

Durante muitos anos, os canhotos foram marginalizados pela sociedade. Para promover um mundo mais inclusivo e compreensivo, celebra-se o Dia do Canhoto a 13 de Agosto.

Os canhotos eram frequentemente vistos com preconceito, sendo considerados inferiores e até associados a conceitos negativos como pecado e demónio. Surpreendente, não é? Para corrigir essa condição, muitas vezes pais e professores forçavam as crianças canhotas a utilizar a mão direita.

Esta condição ocorre de um problema linguístico, ou seja, canhoto era sinónimo de incorreto e desajeitado, enquanto destro significava correcto e habilidoso. Hoje sabemos que a preferência pela mão esquerda pode ser geneticamente determinada.

O Dia do Canhoto foi instituído para que essas pessoas possam sentir orgulho de serem quem são, afinal, aproximadamente 10% da população mundial tem preferência pela mão esquerda, e, por isso, merecem ser reconhecidos e valorizados.

Além disso, há muitas pessoas famosas que foram e são considerados geniais nas suas áreas que eram / são canhotos, nomeadamente, Albert Einstein, Ayrton Senna, Beethoven, Bill Gates, Gandhi, Kurt Cobain, Leonardo Da Vinci, Marie Curie, Jimi Hendrix, Angelina Jolie, entre outros.

Contudo, como a maior parte da população é destra, os utensílios e objectos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, embora actualmente isso não seja tão evidente. Porém, vou deixar apenas um exemplo para conseguir perceber a complexidade de alguém que tem preferência pela mão esquerda. Já imaginou a dificuldade de um canhoto colocar a louça no escorredor que fica do lado direito? São coisas simples, que os destros nem pensam nelas, mas os canhotos sentem imensa dificuldade...
Todavia, nem tudo são desvantagens. Estudos recentes revelam que os esquerdinos são melhores em habilidades criativas e resolução de problemas, como Matemática e jogo de xadrez, actividades artísticas, como desenho e música e também pode dar jeito no Desporto ao surpreender o adversário com movimentos inesperados.

E para assinalar esta data tivemos a ajuda de uma menina muito corajosa que fez questão de dar o seu testemunho e demonstrar que ser canhoto não é um entrave, até pelo contrário. Tem apenas oito anos e tinha tendência para a mão esquerda, embora, no caso dela, nem sempre fosse evidente. Escrevi 'tinha', saiba porquê na BIGGERmagazine de Agosto!

 

Imprimir Email