7.º Convívio Familiar reúne centenas de parentes
Os meses de Verão são mais convidativos a convívios e reuniões familiares ao ar livre. Não é preciso pretexto, basta vontade! É, por isso, frequente vermos famílias reunidas nos parques a fazerem um piquenique e a aproveitar o bom tempo para desfrutar da natureza que a chuva e o frio não permitem. A família Araújo Salgado decidiu juntar todos os elementos directos e indirectos para um encontro em que o principal objectivo é fortalecer laços e matar saudades. Alguns membros estão emigrados e a iniciativa serve também para manter uma ligação próxima.
O primeiro convívio realizou-se em Junho de 2016, tudo por 'culpa' de dois primos que se encontraram e em conversa um deles sugeriu começarem a realizar um convívio para juntar a malta, já que normalmente só conseguiam encontrar-se em funerais. A resposta foi imediata: 'já ontem era tarde...'. Uns dias depois, foram partilhar a ideia com um dos elementos mais velhos da família que ficou emocionado e respondeu prontamente: 'sempre tive este sonho, mas nunca avancei... por isso força não percam mais tempo... estou cá para apoiar e colaborar no que for preciso...'.
E foi assim que tudo começou. Inicialmente nem todos apareciam, mas de ano para ano são cada vez mais os que se juntam. São 435 elementos e normalmente 70% das pessoas aparecem. Habitualmente juntam-se na Penha, um espaço de referência em Guimarães que tem o cenários e as condições perfeitas para dar resposta a um convívio entre tanta gente. Áreas verdes, casas de banho públicas, mesas e assentos não faltam para proporcionar momentos de muita alegria. O dia começa pela manhã com uma missa solene. Depois dirigem-se para um local detalhadamente escolhido para o efeito.
Toda a história na BIGGERmagazine de Agosto!