Manuel Ramos lidera equipa de vigilantes da floresta

images/BIGGER/2024/Julho/EU6A0457.jpg

O Dia Mundial do Vigilante da Natureza, ou Dia Mundial do Ranger, celebra-se a 31 de Julho mas é uma data ainda pouco conhecida em Portugal. Porém, a BIGGERmagazine decidiu homenagear todos aqueles que de alguma forma contribuem para a preservação da natureza.
O objectivo da data é precisamente homenagear o trabalho de todos os guardas florestais do mundo, na conservação da flora e fauna selvagem. Os vigilantes florestais são os protectores da herança natural do homem e merecem toda a nossa gratidão. Para assinalar a efeméride fomos ao encontro de um dos responsáveis pela Associação dos Silvicultores do Vale do Ave (ASVA), o engenheiro florestal Manuel Ramos, que nos explicou qual a função desta associação.

A ASVA surgiu da iniciativa de homens visionários, com um núcleo fundador estabelecido na Trofa, em Santo Tirso e Guimarães, tendo ficado sediada na Cidade-Berço por uma questão estratégica de logística. 

Esta instituição desempenha um papel crucial na protecção e gestão florestal da região. Manuel Ramos lidera as equipas de sapadores florestais, que operam sob protocolos com os municípios e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Nesta altura do ano, as equipas passam à vigilância, integrando-se no dispositivo de defesa contra incêndios.

Além das equipas de sapadores, a ASVA oferece serviços de levantamento de GPS (medição dos terrenos para que os seus proprietários possam saber, efectivamente, a área onde têm de proceder às limpezas), aconselhamento florestal, plantações e queimadas controladas

Informação completa na BIGGERmagazine de Julho que já nas bancas!

 

Imprimir Email