BIGGER: Clínica de Reabilitação de Guimarães disponibiliza consultas de psicologia para a terceira idade

images/BIGGER/2024/Julho/Psicologia-Geritrica.jpg

Com necessidade de dar resposta à procura crescente dos residentes dos lares parceiros, como o Clihotel de Guimarães, bem como às solicitações, cada vez maiores, das famílias vimaranenses com seniores, a Clínica de Reabilitação de Guimarães disponibiliza consultas de psicologia geriátrica, focadas na saúde mental da terceira idade. 

O número de idosos em Portugal tem vindo a crescer consideravelmente nos últimos anos e as estatísticas mostram que o envelhecimento da população continuará a acentuar-se. 

«Neste sentido, surge, por parte das famílias, uma maior procura de serviços especializados, entre os quais cuidados domiciliários, centros de dia, centros sociais e lares de idosos, onde equipas multidisciplinares procuram garantir a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas» explica Inês Lima Monteiro, psicóloga da Clínica de Reabilitação de Guimarães.

Neste contexto de envelhecimento populacional, os serviços de saúde focados nas patologias físicas e mentais dos idosos são, para a psicóloga, cada vez mais essenciais para assegurar um processo de envelhecimento ativo e com qualidade de vida. 

«Estas instituições devem seguir princípios de qualidade, eficiência, humanização e respeito da individualidade. A estes, soma-se a pertinência de um trabalho multidisciplinar, de uma avaliação global das necessidades, da promoção e manutenção da funcionalidade e autonomia, bem como da participação e corresponsabilização do próprio ou representante legal na elaboração de um plano individual». 

O principal objetivo da consulta de psicologia geriátrica é delinear intervenções que procuram responder à dimensão psicológica dos problemas, desafios e constrangimentos que afetam os seniores, bem como intervir na promoção de uma visão mais positiva do processo de envelhecimento.

«Nas consultas de psicologia geriátrica realizam-se intervenções nas áreas cognitiva, afetiva, comportamental e psicossocial, e estruturam-se sessões adequadas às necessidades previamente avaliadas», revela Inês Lima Monteiro. De modo geral, a cognição, a emoção e o comportamento são os principais focos de intervenção psicológica, sendo desenvolvidos e implementados programas de intervenção nestas áreas. 

Inês Lima Monteiro | Cédula Profissional OPP nrº 29076

Referências Bibliográficas: Fonseca, A. M. (2014). Psychology in nursing home settings – need for competency and requests for interventions. Paper presented at the Pre-congress meeting I: Geropsychology in the Nordic Countries.

 

Imprimir Email