César Machado é o autor do livro adaptado a série sobre o 25 de Abril

images/BIGGER/2024/Abril/EU6A3203.jpg

50 anos de 25 de Abril. Neste jubileu histórico, reafirmamos a importância do 25 de Abril como um símbolo da resistência e da luta pela democracia. Que esta data nos lembre sempre da nossa responsabilidade em defender e cultivar os princípios democráticos que tornam Portugal uma nação verdadeiramente livre.

Vários livros foram escritos para nos lembrar a importância deste dia e também das pessoas que estiveram envolvidas nesta 'Revolução dos Cravos'. César Machado, um advogado vimaranense, quis dar o seu contributo com a obra «25 - Guimarães Daqui Houve Resistência». O livro de 415 páginas contém 25 testemunhos reais de resistentes que lutaram nesta região de modo persistente e organizado.

Este livro, que foi publicado em 2014, foi, agora, adaptado a uma série de cinco episódios que será exibida pela RTP com produção local da Olho de Vidro – Associação Cinematográfica de Guimarães. A minissérie que começou a ser rodada no mês passado na Cidade-Berço, deverá terminar as filmagens em Junho para ser exibida em Outubro deste ano, numa homenagem e tributo aos que participaram activamente na luta pela liberdade de todos. O elenco é de luxo e vai contar com alguns dos melhores actores portugueses da actualidade, designadamente, Albano Jerónimo que vai interpretar José Casimiro, João Pedro Vaz como Joaquim de Santos Simões, Carolina Amaral veste a personagem de Lurdes Mesquita e Miguel Borges no papel do agente Nogueira da PIDE. A Fábrica da Madroa em Guimarães e a Fábrica do Alto em Pevidém farão parte de alguns dos cenários escolhidos onde certamente limitarão o trânsito, e até mesmo, os acessos pedonais por alguns períodos.

Para saber mais leia a BIGGERmagazine de Abril!

 

Imprimir Email