Zélia Gonçalves é veterinária há mais de 20 anos

images/BIGGER/2023/Outubro/IMG_8091.jpg

Os animais são a única companhia de muitas pessoas que vivem sozinhas e adoptam, normalmente, um cão ou um gato para não se sentirem tão solitárias. Nos últimos anos as campanhas de sensibilização para os cuidados a ter com os animais domésticos e o combate ao abandono, têm sido cada vez mais frequentes e até um partido político foi criado para defesa dos direitos dos animais. O papel dos veterinários tem estado em destaque a fim de prestar os cuidados necessários a estes seres vivos e no dia 4 de Outubro celebra-se o Dia do Médico Veterinário e também o Dia Mundial do Animal.

A 4 de Outubro de 1991 foi publicado o estatuto que criou a Ordem dos Médicos Veterinários. Curiosamente, a data coincide no calendário litúrgico com o dia de São Francisco de Assis, o santo protector dos animais, a quem são atribuídos milagres de cura. Neste dia celebra-se também o Dia Mundial do Animal, tornando-se o dia 4 de Outubro numa comemoração não só dos animais, como também dos profissionais que os cuidam. Na comemoração do dia do veterinário são entregues pela Ordem aos novos médicos veterinários os diplomas de compromisso solene perante a sociedade do desempenho profissional.

Como não podemos falar com os animais, fomos falar com quem deles cuida para assinalar a data. A médica veterinária Zélia Gonçalves recebeu-nos na clínica onde trabalha há 21 anos e falou sobre o seu empenho na causa dos bichos. 

Toda a entrevista na BIGGERmagazine de Outubro!

 

Imprimir Email