Jorge Nascimento é professor por vocação

images/BIGGER/2023/Outubro/IMG_6551.jpg

A primeira semana de aulas do novo ano lectivo ficou marcada pelas greves que regressaram à escola por parte de docentes e não docentes. Tal como aconteceu no ano passado, esta manifestação, convocada pelo S.T.O.P. (Sindicato de Todos os Profissionais da Educação), alegadamente, pugna pela melhoria das condições de ensino e de vida dos professores e auxiliares de educação. O ano lectivo 2023/24 não começou da melhor forma e as greves parecem não ter fim à vista. 

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de Outubro e pretende homenagear todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.

Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia a dia a ensinar, crianças, jovens e adultos. A data foi criada pela UNESCO, em 1994, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância do papel dos professores na sociedade e na instrução da população. Hoje em dia continua a registar-se a falta de professores em vários países e, em Portugal, este regresso às aulas ficou também assinalado pela falta de docentes, sobretudo, nas escolas das regiões do Algarve, Lisboa e Vale do Tejo, mas também algumas disciplinas em particular, como Português, Matemática ou Informática.

Mais na BIGGERmagazine de Outubro!

 

Imprimir Email