Alexandra Marques é a directora do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Este mês celebra-se o Dia Internacional dos Arquivos e a BIGGERmagazine decidiu assinalar a data para demonstrar a importância e o papel fundamental dos arquivos na sociedade, particularmente, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (AMAP). Na pessoa da sua directora ficamos a saber muitas curiosidades que vamos partilhar com o leitor se continuar a ler a entrevista a Alexandra Marques que fez questão de nos levar a visitar todos os recantos do AMAP. Por momentos sentimo-nos num filme do CSI e no centro das investigações forenses ou então no famoso filme «O Código Da Vinci» com Tom Hanks.
A data é comemorada anualmente a 9 de Junho e procura sublinhar a importância dos arquivos e o seu papel fundamental na sociedade. O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos em Novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos. O objectivo da criação deste dia é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.
O AMAP existe desde 1931 e é uma instituição pública de enorme valor para Guimarães no sentido em que guarda documentação de extrema importância. Nos últimos anos os recursos humanos não têm sofrido alterações, pelo que há muito são uma equipa de 18 pessoas.
Alexandra Marques é licenciada em História e durante o período da universidade já era frequentadora dos arquivos, em especial do arquivo distrital de Évora...
Entrevista na íntegra na BIGGERmagazine de Junho!