Férias à porta: quais as preferências dos portugueses? (pub.)

images/2023/praia.jpg 

As férias são um momento muito aguardado pelos portugueses e, para muitos, os planos para o seu o período de descanso são ponderados por muito tempo, para incluírem as atividades de que mais gostam.

Mesmo que muitos optem por se deslocar ao estrangeiro, também existe quem opte por se manter em território nacional ou até por ficar pacatamente em casa (ou numa casa alugada), numa espreguiçadeira a ler um bom livro ao sol. Isto comprova-se pelos dados da Páscoa de 2023, onde a maioria dos portugueses optou por marcar férias em terras lusas.

O facto é que com as opções de lazer e turismo em Portugal, mesmo quem decide “ir para fora cá dentro” acaba por ter uma grande diversidade de atividades disponíveis, sendo que algumas se apresentam claramente entre as preferências dos portugueses.

 

1. Fazer praia

 

Portugal tem mais de 1.700 km de costa e, por isso, não constitui uma surpresa que a prática balnear seja uma das atividades favoritas dos portugueses. Ainda que o Algarve seja um destino particularmente popular, cada vez mais as localidades da margem sul de Lisboa e as praias do Norte vão ganhando apelo para os viajantes portugueses durante as suas férias. A praia fluvial das taipas e o Parque de Lazer da Praia Seca são dois destinos vimaranenses que também apelam aos residentes e viajantes lusos.

 

2. Visitar locais históricos

 

Os portugueses também investem no turismo cultural e a procura pela rica história nacional, em cidades, aldeias e vilas onde lendas, tradições e costumes se perpetuam são apelativos para quem decide ficar por Portugal nas suas férias. Vale a pena destacar que, além do seu interesse como berço da nação, Guimarães foi, no ano passado, considerada uma das cidades mais bonitas da Europa pela CNN, o que a torna interessante para quem, durante as férias, quer explorar o património cultural português.

 

3. Festas populares e festivais

 

Celebrar e festejar é um plano de férias muito comum. Neste leque enquadramos as festas populares, que aproveitam o regresso dos migrantes e constituem um exemplo claro da diversão lusa durante as férias, para eventos como o São João no Porto, a Festa do Avante em Lisboa ou as festas dos Santos Populares por todo o país. Os mais jovens, por outro lado, parecem entusiasmar-se mais com os festivais de música internacional, como o Rock in Rio ou o RFM Somnii.

Imprimir Email