Carolina Machado é a presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho
Os profissionais de saúde têm estado entre os assuntos preferidos da imprensa desde a Covid-19. Recentemente mais uma greve geral destes trabalhadores fez correr muita tinta e as más condições laborais e salariais, o cansaço e o stress são os principais problemas apontados para esta manifestação. Este é um tema que merece a atenção de todos, porque a saúde deve ser prioritária. Mas este flagelo não afecta só os que estão no terreno, mas também aqueles que vão abraçar esta profissão, como é o caso da estudante do quarto ano de Medicina, Carolina Machado que desde Janeiro assumiu a presidência do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) constituído por 33 pessoas, 25 mulheres e oito homens, divididos por 11 departamentos que pretendem “despertar a mudança” em termos de pensamento, ideias e mentalidades.
O NEMUM foi criado em 2003, fruto da necessidade crescente de um órgão de representação dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM).
Carolina Machado, 21 anos, natural de Guimarães, sempre sonhou ser médica. Ajudar o próximo é um dos seus propósitos de vida e vê nesta profissão uma forma altruísta e de certa forma nobre de o fazer.
Conheça o projecto na BIGGERmagazine de Maio!