Daniela Figueiredo é filatelista
O Dia da Filatelia está assinalado no calendário a 1 de Dezembro. Em Portugal destaca-se no campo da filatelia a Federação Portuguesa de Filatelia, que coordena a ação da filatelia portuguesa e o Clube Filatélico de Portugal.
A filatelia é o colecionismo de selos postais e de material associado, assim como o seu estudo. A paixão que une os filatelistas é juntar selos de diferentes locais, países, figuras e acontecimentos, o que lhes permite conhecer melhor um lugar, uma pessoa ou um facto. Pode dividir-se a filatelia em diferentes áreas de estudo, como por exemplo, a história postal, a filatelia temática, selos fiscais, pré-filatelia e máximafilia.
O objectivo do filatelista é reunir o maior número possível de selos na sua coleção temática ou geral. São pequenos pedaços da história e do mundo que ficam guardados para a posteridade como um compêndio ou diário da humanidade.
Segundo alguns estudos recentes a filatelia está em desuso e já é raro passar de pais para filhos ou de avós para netos, mas Daniela Figueiredo vem contrariar a tendência. Quem lhe passou o entusiasmo pelo colecionismo foi a avó paterna e, mais tarde, o pai também lhe incutiu algum agrado, mas quem organizava a coleção do progenitor era a avó. "Desde muito pequenina que sempre demonstrei interesse em ajudá-la. Passava horas a vê-la organizar os selos", contou.
Daniela tem hoje 39 anos, é licenciada em Medicina Dentária há 16, e apesar do pai ser dentista foi uma surpresa quando a filha lhe comunicou que iria seguir-lhe as pisadas. "Sempre soube que queria medicina, só não sabia qual a especialidade, mas hoje sei que escolhi a área certa e o meu pai ficou satisfeito e orgulhoso com esta opção", afirmou. Voltando aos selos, percebemos que se trata de uma filatelista entendida na matéria pelos ensinamentos transmitidos pela avó. Claro que herdou as coleções dela e do pai e também uma coleção de selos usados muito antigos, alguns do tempo do Ultramar de uma tia materna. Isto significa que a filatelia é algo que lhe foi apresentado por ambos os lados familiares, portanto, seria muito difícil escapar à paixão.
Entrevista completa na BIGGERmagazine de Dezembro!