Duarte Barros é o presidente do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens

images/BIGGER/2022/Dezembro/IMG_7620.jpg

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de Dezembro. Esta doença suscita ainda muitas dúvidas na população que originam preconceitos, muitas vezes sem razão aparente. Foi essencialmente por este motivo que procuramos o Presidente do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), Duarte Barros, que nos demonstrou que a literacia para a saúde é fundamental para desmistificar questões que precisam de ser esclarecidas. Esta associação auxilia os jovens em várias vertentes, embora nesta entrevista a SIDA tenha sido o foco a fim de assinalar a data que visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA e de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infectadas com a doença. De forma resumida, este vírus ataca o sistema sanguíneo e imunológico do doente.

Sabia que em 2015 o acesso ao tratamento da SIDA atingiu as 15 milhões de pessoas, e que mais de 60% continuam sem acesso à terapia anti-retroviral? Um dos principais objectivos da data é informar as pessoas que ficam para trás neste acesso, nomeadamente, jovens, pessoas transgénero, homossexuais e consumidores de drogas. A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a doença tem feito mais vítimas. 

São três as formas de contágio do VIH/SIDA, designadamente, relações sexuais, contacto com sangue infectado e de mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Guimarães é liderado por Duarte Barros, de 46 anos, professor de educação visual e tecnológica. Foi destacado há cerca de 10 anos pela Fundação Portuguesa «A Comunidade Contra a SIDA», através de um convite da direcção geral da administração escolar, para que os voluntários tenham quem os coordene, supervisione e oriente no terreno. Actualmente Duarte Barros é o único colaborador do Centro que funciona com suporte a voluntários.

Entretanto, há um ano abriu em Guimarães o CAOJ, um gabinete criado pela Fundação que já existe em diversas cidades, em resposta ao alargamento de um projecto de voluntariado.

Saiba mais sobre este projecto na BIGGERmagazine de Dezembro!

 

Imprimir Email