Ana Pujalte é voluntária na Cruz Vermelha de Guimarães

images/BIGGER/2022/Dezembro/DSCF6775.jpg

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de Dezembro e tem como objectivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.
A data foi proclamada em Dezembro de 1985 pelas Nações Unidas e, felizmente, em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes.
Contudo, o número de voluntários no nosso País fica aquém se comparado à média europeia.
O voluntariado é um acto de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo.
Neste dia é comum realizarem-se actividades como a recolha de alimentos em hipermercados, com cerca de 40 mil voluntários espalhados pelo País. "A Cruz Vermelha organiza sempre uma gala nesse dia para premiar os voluntários e celebrar o trabalho desenvolvido por nós".

Ana Pujalte tem 23 anos e nasceu e viveu em Madrid. Tirou a sua licenciatura em Sociologia e Relações Internacionais que terminou em Junho. Assim que fechou esse capítulo quis iniciar outro na área do voluntariado, mas de longa duração. A escolha sobre Portugal prendeu-se com o facto de já estudar português há uns anos e sempre teve vontade de conhecer mais profundamente a nossa cultura e ao mesmo tempo dar o seu contributo à área social.

Conheça o trabalho desenvolvido por esta voluntária internacional na BIGGERmagazine de Dezembro!

 

Imprimir Email