Patrícia Ferreira é árbitra e actualmente integra quadros da Federação Portuguesa de Futebol
A árbitra vimaranense Patrícia Ferreira, que integra o Núcleo de Árbitros do Ave, terminou a época 2021/2022 no 1.º lugar da categoria C5F, o que lhe garantiu a frequência no Seminário Específico de Árbitra de Futebol. Patrícia Ferreira, de 24 anos, concluiu com sucesso todas as provas, pelo que vai passar a pertencer aos quadros da arbitragem feminina da Federação Portuguesa de Futebol na temporada 2022/2023.
Na categoria CF3, onde agora se encontra a jovem árbitra, existem já 27 mulheres nesse patamar, e no total passam do milhar, pelo que é sinal que o género feminino está a ganhar terreno numa função que era dominada pelos homens. "Quando entrei para este mundo senti que era mais difícil uma mulher conseguir impor-se, mas actualmente já há muitas mulheres árbitras, o que torna a tarefa mais simples", adianta.
Dentro de campo admite que sente que é mais respeitada, explicando que existe mais compreensão por parte dos jogadores e equipa técnica, por saberem que uma mulher que assume esta função tem de ter muita coragem.
Licenciada em Educação Física e Desporto, é personal trainer num estúdio, uma vez que para já ainda não consegue viver apenas da arbitragem, que apareceu na sua vida de forma muito espontânea e natural.
Na BIGGERmagazine de Setembro!