VÍDEO: Vitrus Ambiente recolheu 35 mil cápsulas de café num mês

images/capsulas.jpg

Um mês depois, a empresa municipal Vitrus Ambiente recolheu 35 mil cápsulas de café dos contentores colocados pela empresa no Concelho, que seguiram para reciclagem. O projecto começou com depósitos nas 48 freguesias de Guimarães e em 20 superfícies comerciais, mas actualmente já soma mais de uma centena de pontos de recolha. 

Com uma média diária superior a mil cápsulas recolhidas por dia, a Vitrus Ambiente faz um balanço "positivo" do primeiro mês da iniciativa, com milhares de cápsulas que terão outro fim que não um aterro. 

"É sem dúvida um balanço positivo de um projecto inovador e arrojado. Os resultados têm sido muito animadores. Estamos em todas as juntas de freguesia do Concelho, assim como nas grandes superfícies comerciais. Temos uma aceitação muito grande e as pessoas têm questionado como funciona o processo, sinal de que a mensagem está a passar, mas era algo expectável. Sabemos que os vimaranenses têm um alto desígnio ambiental e disseram presente. Foram 35 mil cápsulas, mas obviamente vamos trilhar o nosso caminho para que este número tende a aumentar. Este é um resíduo importante de retirar do aterro e colocá-lo na economia circular, pois pode ser reaproveitado a 100%", conta o Administrador Executivo, João Pedro Castro.                        

O responsável da empresa Municipal destaca que os recipientes, intitulados 'descápsula', estão presente em mais de 100 pontos de recolha, mas que em Setembro este número será maior, pois a Vitrus Ambiente está a preparar para alargar o projecto às escolas. 

"Queremos estar na escolas pois sabemos que é um público que pode dar outro alcance à campanha. Queremos também garantir um caminho de sucesso, corrigindo o que pode ser corrigido, mas o importante neste momento é perceber que existe uma boa aceitação do projecto", aponta.  

De resto, Guimarães foi o primeiro município do Norte a aderir a este projecto, aceitando o desafio lançado à Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), entidade responsável pela reciclagem das cápsulas. Os invólucros de plástico ou de alumínio de café recolhidos, vão transformar-se em outros objectos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas. 

Motivo mais que suficiente para justificar a forte adesão dos vimaranenses, segundo o Presidente da Vitrus Ambiente. 

"É um projecto que teve uma aderência muito forte junto da comunidade e dos vimaranenses, para além das entidades parceiras. Neste mês conseguimos que outras empresas públicas e privadas aderissem a este projecto. É com enorme satisfação contabilizar 35 mil cápsulas recolhidas passado um mês", sublinha Sérgio Castro Rocha, admitindo alguma "estupefacção" com o alcance da iniciativa. 

"Numa primeira fase tivemos empresas que queriam aderir, mas não acreditavam no sucesso e no alcance que este projecto poderia ter junto das pessoas. A prova disso é que num caso em concreto tivemos o contentor apenas três dias no local e já estavam a ligar para fazer a recolha, pois já estava cheio. A partir do mês de Setembro vamos alargar este projecto a todas as escolas do concelho de Guimarães. Estou certo que com as nossas crianças, professores e assistentes operacionais vão contribuir com largas centenas de milhares de cápsulas que terão como destino a reciclagem e não o aterro", acrescenta.

Para quem pretender aderir ao projecto basta entrar em contacto com Vitrus Ambiente, que fará chegar um contentor a esse parceiro. Depois é estipulada uma data para recolha das respectivas cápsulas. Segue-se depois o trabalho da empresa Municipal.

"Numa primeira fase procedemos à entrega do respectivo contentor aos parceiros. Na segunda fase fazemos a recolha. Depois a Associação Indústrial e Comercial do Café tem a responsabilidade de recolher e remeter as capsulas para reciclagem a uma entidade credenciadas. A parte do plástico terá o devido encaminhamento, tal como a parte de metal, e a borra será depois para criar fertilizante", explica Sérgio Castro Rocha.

Marcações: cápsulas de café, Vitrus Ambiente

Imprimir Email