Guimarães elogiada em Bruxelas pelo trabalho na área da sustentabilidade

O Município de Guimarães participou numa sessão em Bruxelas que teve como objectivo discutir políticas de uma alimentação mais saudável e sustentável nas cantinas escolares.

Na sessão que permitiu auscultar propostas sobre a temática antes da saída de nova legislação da União Europeia, Guimarães esteve representada pela vice Presidente do Município. Adelina Pinto apresentou como preocupação os constrangimentos que a actual lei coloca à contratação pública do fornecimento de refeições escolares, ao ter como critério único de adjudicação o preço, sem ter em conta factores de sustentabilidade, económicos e ambientais. Acrescentou que Guimarães está interessada em ter um sistema alimentar que seja sustentável e justo, e que esse trabalho deve começar por um dos pilares fundamentais de desenvolvimento do território que é a Educação. Nesse sentido, questões como a redução da pegada ecológica do transporte, impulsionamento da económica local, novas formas de produção baseados na agricultura orgânica, entre outros, foram variáveis apresentadas como devendo fazer parte dos critérios de adjudicação na contratação pública de refeições escolares.

A Vereadora da Educação apresentou ainda o projeto da Incubadora Rural de Guimarães como um dos exemplos de apoio ao desenvolvimento comunitário de base rural, ao aumento do acesso a alimentos saudáveis e à promoção da agricultura sustentável, através de negócios ambientalmente responsáveis e do uso de recursos locais, projecto que recebeu o elogio dos presentes.


Marcações: Cantinas Escolares, União Europeia, alimentação

Imprimir Email