Guimarães aderiu ao Pacto das Competências da União Europeia

O Município de Guimarães aderiu ao Pacto das Competências da União Europeia, através da partilha das boas práticas municipais nas áreas do ‘Upskilling’ e ‘Reskilling’ numa sessão online, pelas intervenções de Paulo Novais (Consultor Temático) e Patrícia Ferreira (Membro da equipa Intelligent Cities Challenge).

Este fórum, promovido pela Comissão Europeia, no âmbito do Projecto «Intelligent Cities» e da Rede Europeia de Regiões Económico Sociais – ESER, decorre da adesão de Guimarães ao «Pacto das Competências» (Pact for Skills), projecto Europeu para a capacitação de redes promotoras de empregabilidade pela reformulação dos portfólios de competências para a empregabilidade no futuro, privilegiando as áreas da tecnologia, saúde e ambiente.
Nesta reunião de partilha, onde estiveram mais de 50 participantes de cidades da União Europeia, Guimarães e Torres Vedras foram os únicos municípios portugueses a participar, tendo as boas práticas de Guimarães acolhido os elogios da organização, numa sessão presidida por Iordana Eleftheriadou.

O Pacto por Competências é um modelo de envolvimento compartilhado para o desenvolvimento de competências na Europa, que envolve parcerias em grande escala em ecossistemas industriais específicos, mas também parcerias nacionais/regionais e locais. A Comissão convida as organizações públicas e privadas a unirem forças e a tomarem medidas concretas para melhorar as competências e requalificar as pessoas na Europa.


Marcações: União Europeia, Pacto das Competências

Imprimir Email