Tribunal Arbitral do Desporto ouve hoje argumentos do Vitória

O Tribunal Arbitral do Desporto reúne hoje em Lausana, na Suíça, para analisar o recurso apresentado pelo Vitória e Benfica, que pretendem ver o F.C. Porto afastado da próxima edição da Liga dos Campeões. É o último passo dos dois clubes na tentativa de forçarem uma nova análise da UEFA ao caso do ano. O TAS reúne para ouvir as partes nos recursos apresentados por Vitória e Benfica contra a decisão da UEFA de readmitir o FC Porto na Liga dos Campeões, depois de inicialmente o ter excluído devido ao castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga por duas tentativas de corrupção. Caso o TAS dê razão ao Vitória e Benfica, o F.C. Porto corre o risco de voltar a ser excluído da Liga dos Campeões, sendo então substituído pelos vimaranenses, que transitam da terceira pré-eliminatória para a fase de grupos, enquanto o Benfica sobe da Taça UEFA para a terceira pré-eliminatória da "Champions".
O Vitória confia que o Tribunal Arbitral do Desporto vai pronunciar-se favoravelmente, ancorando-se na decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, da qual fez uso nas suas alegações finais. Segundo Gonçalo Gama Lobo, um dos responsáveis pelo departamento jurídico do clube, o Vitória usou o polémico acórdão do Conselho de Justiça do passado dia 4 de Julho, que confirmou a descida de divisão do Boavista e a suspensão a Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto.
Entretanto, o director de comunicação da UEFA, William Gaillard, revelou que a entidade vai aguardar a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto relativamente aos recursos do Vitória e Benfica. Só depois vai tomar uma decisão sobre a punição ou não ao FC Porto. O dirigente revelou que a UEFA já recebeu toda a documentação solicitada à Federação Portuguesa de Futebol. Recorde-se que, depois de ser excluído da Liga dos Campeões, o FC Porto foi readmitido porque a UEFA considerou que o caso ainda não tinha sido concluído na justiça desportiva portuguesa. Vitória e Benfica contestaram e apresentaram um recurso junto do TAS, a última instância jurídica internacional no âmbito desportivo. A entidade vai revelar a sua decisão amanhã, terça-feira.

Marcações: Desporto

Imprimir Email