Escola EB1 Nº 2 da Oliveira com redução de turmas do 1º ano
A medida é do Ministério da Educação. No próximo ano lectivo, a Escola Nº 2 da Oliveira vai implementar o regime normal. Um processo que começará com os alunos do 1º ano. Desta forma, o local de trabalho dos pais passa a ser o último dos quatro critérios ponderados. Esta situação está a causar uma autêntica dor de cabeça a muitos pais e encarregados de educação que trabalham no centro da Cidade e regressam a casa ao final da tarde, praticamente apenas para dormir.Francisco Teixeira é uma das pessoas que está a passar por este problema. Este vimaranense vive na freguesia de Souto S. Salvador, apesar de concentrar o seu dia-a-dia no centro da Cidade onde tem dois estabelecimentos comerciais.
Francisco Teixeira reconhece que perante esta situação, não sabe o que fazer.
Já Francisco Sousa vive na Costa e fez a inscrição do seu filho na Escola Nº 2 da Oliveira. O processo não foi aceite e teve que fazer inscrição na Escola de S. Roque, uma situação que lhe provoca muitos problemas.
O Presidente da Associação de Pais da Escola Nº 2 da Oliveira, reconhece que esta situação vai trazer muitos inconvenientes aos pais que trabalham na Cidade. Além disso, Eduardo Ferreira admite que a implementação do regime normal também vai trazer problemas.
Já a Presidente do Agrupamento de Escolas João de Meira confirmou que as seis turmas que normalmente são constituídas anualmente, serão reduzidas para três ou quatro. Tudo vai depender do número de alunos inscritos e residentes na área do Agrupamento. Até agora foram recebidos na João de Meira 92 processos de inscrição mas com a aplicação rigorosa dos critérios, a Escola já começou a devolver processos de matrícula.
Marcações: Sociedade