Nanotecnologias serão prioridade no Instituto Ibérico de Investigação
As nanotecnologias e a computação avançada serão as principais prioridades do novo Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento, um projecto conjunto de Portugal e Espanha que estará a «produzir ciência» em 2008. O anúncio foi feito hoje em Madrid pelo ministro da Ciência, Tecnologia eEnsino Superior, Mariano Gago, que se deslocou à capital espanhola para
participar na primeira reunião da comissão bilateral técnica que está a
preparar o relatório para a instalação do novo pólo de investigação.
Financiado em partes iguais pelos dois países, o novo pólo, a instalar durante o próximo ano, terá um orçamento previsto de instalação da ordem dos 30 milhões de euros e um orçamento anual médio de funcionamento de aproximadamente o mesmo valor.
O instituto será inicialmente chefiado por José Ribas, um especialista
espanhol em nanotecnologias, da Universidade de Santiago de Compostela, devendo integrar 200 investigadores e igual número de outros funcionários e quadros técnicos.
Mariano Gago disse que a área principal de intervenção do instituto será a das nanotecnologias e a segunda prioridade será a análise de técnicas de informática, particularmente no que toca a computação avançada, e, em menor prioridade, áreas relacionadas com as nanotecnologias, como as ciências biológicas e matemáticas e «os riscos de disseminação de
nanopartículas».
O instituto apostará quer nas parcerias com empresas do sector «que
contribuam para a sua relevância» - e que poderão acabar por injectar cerca de 30% do orçamento total do pólo -, quer com universidades ibéricas e de outros países.
Este é considerado um dos acordos emblemáticos da última cimeira luso-
espanhola, que decorreu em Novembro em Évora. O Primeiro-Ministro disse que aquele organismo seria instalado em Braga. Depois desse anúncio, em Guimarães, mantém-se a expectativa quanto à possibilidade do Instituto Ibérico de Investigação ficar sediado no Avepark. Mas, a Câmara Municipal de Braga também já manifestou o interresse em acolher aquele projecto. Desconhece ainda qual será a sua efectiva localização.
Marcações: Sociedade