Nova creche inaugurada com reconhecimento pelo trabalho do Centro Social de Brito
A nova creche do Centro Social de Brito foi inaugurada ontem em Brito, ocupando o edifício da antiga escola EB1 Ribeira.
Na cerimónia que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, Fátima Saldanha, presidente da Junta de Freguesia, os deputados Ricardo Costa e Ricardo Araújo, e José Dias, presidente da direção do Centro Social de Brito.
O espaço, instalado na antiga escola EB1 Ribeira/Brito, disponibiliza duas novas salas, resultado de uma parceria entre a Junta de Freguesia, que cedeu o edifício, e a IPSS local, com apoio do Município e da Segurança Social.
Na sua intervenção, indica o Município de Guimarães em comunicado, Domingos Bragança destacou o esforço conjunto que tornou possível a criação deste equipamento, referindo as dificuldades que Guimarães enfrentou na capacidade de resposta às necessidades de creches. "Quando apresentávamos esta situação ao Governo, era-nos dito que Guimarães estava acima da média nacional. Contudo, havia uma lacuna de 40% na cobertura, o que é muito significativo", explicou.
O Presidente da Câmara elogiou a medida do Governo que introduziu a gratuitidade no acesso às creches, reconhecendo o impacto positivo que gerou ao incentivar as IPSS e entidades públicas a aumentarem a oferta de vagas. "Nos últimos dois anos, conseguimos criar entre 600 e 700 novas vagas, e nos próximos anos, com as candidaturas PRR das IPSS aprovadas, ultrapassaremos as mil novas vagas", afirmou.
O Edil sublinhou também a relevância da primeira infância no desenvolvimento das crianças, referindo que "os primeiros três anos de vida são fundamentais para formar a base da personalidade e das emoções ", defendendo que as creches, especialmente para famílias sem uma rede de suporte, são indispensáveis para garantir "interação social, acompanhamento especializado e um ambiente propício ao crescimento pleno das crianças".
A autarca Fátima Saldanha sublinhou que o projeto simboliza a prioridade dada pela Junta ao bem-estar da comunidade. “Esta solução reflete o compromisso em melhorar a qualidade de vida das famílias britenses e garantir uma resposta à crescente procura por vagas de creche”, referiu.
O evento foi também um momento para reconhecer o trabalho das entidades envolvidas, com destaque para os colaboradores do Centro Social de Brito, cuja dedicação foi elogiada por José Dias, presidente da instituição.