«Juntos por Valência»: Um camião e quatro carrinhas levam donativos para vítimas das chuvas torrenciais
O movimento «Juntos por Valência» já recolheu donativos que permitiram encher um camião e quatro carrinhas com bens que vão ser distribuídos hoje e amanhã à população atingida pelas chuvas torrenciais, em Espanha.
O movimento espontâneo de cidadãos voluntários que, através das redes sociais, criaram uma rede de pontos de recolha no Norte do País enviou ontem os materiais doados pela população.
Em comunicado, a organização expressa o agradecimento pela adesão à onda de solidariedade. Um camião e quatro carrinhas partiram do centro de operações criado em Frazão, Paços de Ferreira, com destino a Valência, transportando os materiais recolhidos. Uma das carrinhas leva apenas medicamentos e alimentos pedidos pela equipa de busca e salvamento no terreno", refere-se, precisando que a viagem envolve 12 voluntários, devendo os produtos ser entregues este domingo aos pontos de contacto existentes em Valência.
"Com o apoio de voluntários e empresas locais, foram recolhidos materiais essenciais como máscaras, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, alimentos sem glúten e sacos de lixo, entre outros. A adesão foi tão grande que foi necessário organizar a logística para garantir que tudo fosse entregue a tempo no centro de operações até à passada sexta-feira", destaca a organização, ao realçar que o movimento contou com o apoio da Mediterrânea Transportes, que cedeu um camião e um armazém em Valência, onde os materiais serão armazenados e distribuídos.
"O gesto, que inicialmente parecia simples, rapidamente se transformou numa grande mobilização, unindo centenas de voluntários e organizações em Portugal. O movimento começou com cerca de 10 pontos de recolha, principalmente no Norte de Portugal, mas rapidamente expandiu-se para 53 pontos em mais de 20 cidades. A comunicação entre os pontos de recolha foi organizada através de grupos de WhatsApp para garantir que os materiais chegassem a tempo ao centro de operações, instalado em Frazão, Paços de Ferreira".
"O movimento "Juntos por Valência" é um exemplo vivo de como a união, a solidariedade e o grande coração dos portugueses podem fazer a diferença. Em tempo recorde, uma rede de voluntários, empresas e cidadãos, movidos pela sua generosidade e espírito solidário, conseguiu organizar uma ação de comunicação e logística que permitiu apoiar as vítimas das inundações em Valência, reflectindo a força e o compromisso que caracterizam o povo português", acrescenta, agradecendo a adesão.
Marcações: Juntos por Valência