Empresas e residências sem luz há mais de 24 horas: transtornos sentidos em Ronfe, Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar

images/2024/outubro/linhas.jpg

Os estragos causados pela tempestade nos cabos e postes de distribuição de energia elétrica estão a afectar o funcionamento da rede em várias freguesias de Guimarães.

Há mais de 24 horas que inúmeras empresas, serviços e residências estão privadas da eletricidade em diferentes locais na União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, assim como algumas áreas na vila de Ronfe e na freguesia de Vermil.

Contactado pelo Grupo Santiago, o autarca Fernando Cardoso reconheceu que a situação está a causar a apreensão porque "há empresas que estão sem trabalhar desde ontem e famílias que estão limitadas nas suas acções por falta de eletricidade". "As equipas estão no terreno a repararem os estragos, mas posso dizer que foram muitas as ocorrências. Caíram árvores sobre as linhas, há postes que têm de ser substituídos, existindo situações de alguma complexidade", indicou o Presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar

Volvidas cerca de três semanas dos incêndios florestais que consumiram grandes áreas naquela zona, o Autarca revelou que "no espaço de pouco tempo a comunidade experimentou o temor pela proximidade do fogo e pela força do vento". "Tenho quase 50 anos e não tenho memória de um temporal como aquele que ontem fustigou esta zona", referiu.

Na vila de Ronfe, o temporal também causou danos nas linhas de distribuição de energia elétrica, causando a interrupção da distribuição ontem de manhã. Há lugares onde o serviço já foi restabelecido e outros que aguardam há mais de 24 horas pelo normal fornecimento de energia, afetando o funcionamento de empresas e a vida das famílias. A autarca Adelaide Silva justificou que está a desenvolver os esforços possíveis para que as equipas procedam ao restabelecimento da distribuição da electricidade, mas foram sinalizados muitos estragos que faseadamente estão a ser reparados.

Marcações: tempestade Kirk

Imprimir Email