Depressão Aitor: Inundações e quedas de árvores em vários pontos do concelho de Guimarães
Várias inundações e quedas de árvores são os efeitos do mau tempo em Guimarães, com diversas solicitações a exigir a intervenção dos bombeiros, serviços de protecção civil e autoridades policiais.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães procederam durante a madrugada à remoção de árvores na Rodovia de Covas, em Urgezes, assim como na Alameda dos Desportos, em Candoso São Tiago.
Durante a noite, a corporação foi acionada para Gonça, onde na Rua Jerónimo de Carvalho, ocorreu um movimento de terras e entrou em habitações, causando vários danos, uma situação que mobilizou os serviços de Protecção Civil de Guimarães e a GNR e que aconteceu numa zona onde se verificaram incêndios na última semana. O alerta foi dado às 3h16.
Em São Torcato, há registo de uma inundação na Rua Padre Arieira, em que os bombeiros de Guimarães foram chamados a proceder ao escoamento de água da via. Ainda em S. Torcato registou-se a queda de uma árvore, na Rua de Campainhas que os serviços da Junta de Freguesia foram chamados a resolver.
Em Selho São Jorge, na Rua Souto de Cima, cerca das 6h00, a inundação numa habitação obrigou também à intervenção dos bombeiros. À mesma hora, igualmente a inundação de uma residência ocorreu na Rua Comendador Manuel Pereira Bastos, em Urgezes.
Em Ronfe, na Rua de Montealvar, um quadro eléctrico incendiou-se. Os Bombeiros de Guimarães foram accionados às 4h34, no local estiveram quatro operacionais e uma viatura.
Os serviços da Câmara de Guimarães e da E-Redes também foram accionados para o local.
Os Bombeiros das Caldas das Taipas foram accionados para uma inundação na cave de um edifício no Avepark.
Já a corporação de Vizela foi mobilizada para uma inundação ocorrida numa residência situada na Rua 25 de Abril, em São Miguel. O alerta foi dado às 6h39.
Por causa do mau tempo, há várias estradas com lençóis de água, aconselhando-se máxima prudência na condução.
O distrito de Braga encontra-se sob um aviso laranja até às 9h00, devido à “Depressão Aitor” que trouxe nas últimas horas chuva intensa e vento forte.
Marcações: mau tempo, depressão Aitor