Obra de requalificação da Torre da Alfândega inaugurada este sábado
As obras começaram em Fevereiro de 2020 com um prazo de execução de um ano tendo como objectivo abrir caminho ao interior da muralha que outrora rodeou o Centro Histórico, num investimento inicial do Município de Guimarães a rondar os 900 mil euros.
O projecto executado na muralha com a inscrição «Aqui nasceu Portugal», promoveu a visualização e fruição interior dos seus muros em granito, garantindo a acessibilidade ao interior da Torre até ao último piso (terraço) no qual se detém a vista sobre a Alameda, Toural, Rua do Anjo, Castelo, Paço dos Duques, Palácio Vila Flor e restante edificado envolvente, podendo ainda observar-se as suas coberturas e texturas diferenciadas. Nesse sentido, a torre terá uma utilização pública destinada a núcleo expositivo/interpretativo da muralha e suas torres defensivas.
O projecto incluiu a colocação de um ascensor panorâmico que permitirá a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, bem como proporcionar uma leitura diferente do interior da torre.
A obra foi executada em duas fases e implicou a compra de um edifício contíguo. Teve de ser prorrogada por duas vezes, primeiro por 90 dias e depois por mais 30, na sequência de imprevistos, nomeadamente a descoberta de arqueologia que obrigou à suspensão dos trabalhos.
Marcações: Torre da Alfândega