Projecto «Guimarães Concelho Cuidador» reconhecido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
O projecto "Guimarães Concelho Cuidador", promovido pelo Município de Guimarães em colaboração com as instituições da sua Rede Social, foi destacado pelas suas excelentes práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
"Guimarães é uma das autarquias reconhecidas na terceira edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), promovida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.
O projeto "Guimarães Concelho Cuidador", promovido pelo Município de Guimarães em colaboração com as instituições da sua Rede Social, foi destacado pelas suas excelentes práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais", refere o Município em comunicado, realçando que o projecto "recebeu elogios pela sua abordagem abrangente e eficaz, demonstrando um compromisso genuíno com o bem-estar dos cuidadores informais. Este reconhecimento não apenas enaltece o trabalho desenvolvido pela autarquia, como também destaca a importância de cuidar daqueles que dedicam o seu tempo e esforço ao cuidado de outros".
"No total, os membros do júri da iniciativa Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, do Movimento Cuidar dos Cuidadores, analisaram 66 projectos de autarquias locais. Destes, foram reconhecidos projetos de 59 autarquias que, de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos, sendo-lhes, por isso, atribuído um Selo de Mérito", destaca o documento enviado às redacções.
O júri era composto por membros do Movimento, nomeadamente, Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal, Celeste Campinho, Presidente da Associação das Doenças da Tiróide, Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Palmira Martins, em representação da RD Portugal e Vitor Neves, Presidente da EuropaColon.
Em 2021, o Município de Guimarães organizou-se em colaboração com as instituições da sua Rede Social e desenvolveu o Programa Guimarães Concelho Cuidador para apoiar os Cuidadores e as instituições com intervenção nesta área. Este programa pretende “agregar esforços e potenciar sinergias de todos os projetos e iniciativas que as entidades e associações locais estão a desenvolver nesta matéria, proporcionando-lhes os recursos e apoios necessários para a boa prossecução da sua atividade”, salientou a Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.
São parceiros deste projeto as seguintes entidades: Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, ACES Alto Ave, Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Associação Adaptar Vidas, Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, ASPEV – Associação Social de Pevidém Vida a Cores, Because I Care - Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam, CAISA - Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, Castreja - Cooperativa de Apoio Social e Cultural, Centro Juvenil de S. José, Centro Paroquial de Vila Nova de Sande, Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, Fundação Bomfim, Hospital da Senhora da Oliveira, Lar de Santa Estefânia, Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, Projeto Consigo e a Tempo Livre.
Por forma a concretizar a missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais concretizamos, pela segunda vez, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) para integrar os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for.
Foto: www.cm-guimaraes.pt