Guimarães e Zamora podem geminar-se por D. Afonso Henriques

images/fotoarquivo/2018/cultura/gra_ordem_reuniao2.jpg

O Secretário Geral da Fundação Rei Afonso Henriques, de Zamora, visitou Guimarães no passado dia 4. A visita de José Luís Gonzalez Prada teve como objetivo definir com a Grã Ordem Afonsina um plano de actividades para desenvolver em parceria durante o corrente ano de 2024.

Em comunicado, a Grã Ordem Afonsina refere que durante o encontro foi aventada a hipótese de uma futura geminação entre as cidades de Guimarães e Zamora, como complemento das relações concretas de amizade e cooperação postas em prática no ano passado, por iniciativa de ambas as instituições.
Na sequência da referida reunião realizou-se um encontro com a vice-Presidente da Câmara Municipal Adelina Paula Pinto, do qual "resultou o mais inequívoco propósito de abertura do processo de conversações para este fim com o município de Zamora, através da intermediação do referido Secretário-Geral da Fundação Rei Afonso Henriques".
Ainda segundo a Grã Ordem Afonsina a próxima diligência de conversações neste processo de geminação agora iniciado será realizada em Zamora em data próxima a designar em função das agendas, devendo acontecer em participação com a cidade de Coimbra, cujas negociações para a geminação com Zamora já se encontram em curso.

Ficou ainda acordada a realização em Zamora da Festa/Cerimónia de Comemoração do 899º aniversário da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro, nos dias 18 de 19 de Maio do corrente ano, com a participação da Grã Ordem Afonsina e das associações vimaranenses que se pretenderem associar numa viagem de grupo que será organizada.
Num plano de reciprocidade, ficou convencionado que a Fundação Rei Afonso Henriques organizará a deslocação a Guimarães de cidadãos de Zamora e dos municípios limítrofes nos dias 22 e 23 de Junho, por ocasião do 896º aniversário da Batalha de S. Mamede e no enquadramento do respectivo programa de comemoração a ser elaborado pela Câmara Municipal.

Por último, foi alinhada uma estratégia de cooperação entre a Grã Ordem Afonsina e a Fundação Rei Afonso Henriques para fazer avançar o projecto da Via Regis Alphonsi, que será uma rota internacional por superfície que descreverá os caminhos percorridos por Afonso Henriques na construção do primeiro país nascido da sua vontade de independência do reino de Leão.


Marcações: Grã Ordem Afonsina, Zamora

Imprimir Email