Presidente da Câmara de Guimarães visitou obras de construção do posto da GNR de Lordelo e centralidade de Serzedelo
O Presidente da Câmara de Guimarães fez um périplo por diferentes obras que estão a decorrer no Concelho.
Em Lordelo, Domingos Bragança, acompanhado pela vereadora das Obras Municipais, Sofia Ferreira, e pelo presidente da Junta de Freguesia, Manuel Teixeira, visitou a obra de construção do novo posto da GNR de Lordelo. A obra é financiada pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e da GNR, e gerida pelo Município de Guimarães.
"Trata-se de um edifício de dois pisos, com paredes de betão e ripado de madeira no interior, com uma área de serviços, acolhimento público e detenção. No rés-do-chão, estão localizados os espaços de formação, convívio e refeições dos militares, em proximidade com estacionamento interno e áreas de apoio logístico. Num ponto considerado estratégico, encontra-se um espaço de descompressão dos corredores e acessos, onde se situa a escada de ligação ao piso de descanso, mudança de vestuário, ginásio e higiene dos militares", detalha o Município, em comunicado.
"O novo posto da GNR de Lordelo vem contribuir para um território mais bem ordenado e seguro, dotando os militares das melhores condições para o desempenho das suas funções. A obra está a ser executada de acordo com os requisitos do Ministério da Administração Interna e do comando da GNR", refere o Município.
Em Serzedelo, o Presidente da Câmara visitou a obra da nova centralidade da vila que integra a requalificação da rua da Eirinha (EN310), da via de acesso à autoestrada (A7) e da zona envolvente ao cemitério e Capela do Senhor do Calvário.
"A intervenção requalifica o centro cívico da vila, na área a envolvente da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, edifício religioso classificado como Monumento Nacional, cuja envolvente mais próxima é classificada como Zona Especial de Proteção, e dignificar a envolvente da igreja e cemitério, através da requalificação de passeios, com materiais nobres, como o granito da região", explica o comunicado, acrescentando que "será implementada uma Zona 30, na área confrontante entre a envolvente da Igreja Stª Cristina e o cemitério, que forçará a redução de velocidade automóvel, priorizando-se a segurança dos peões".
"Na zona envolvente ao cemitério será reperfilado o piso, mantidos alguns lugares de estacionamento automóvel, e dignificado o espaço pedonal junto à escadaria da Capela do Senhor do Calvário e sua envolvente. Haverá um espaço com árvores, de várias espécies, e acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. Será ainda requalificada a EN310, com a criação de uma rotunda, reperfilamento e beneficiação do acesso à autoestrada", indica o Município.
Nas visitas estiveram também presentes Joaquim Carvalho, Diretor Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática, e Fernanda Castro, Chefe da Divisão de Empreitadas.