Emigrantes duplicam população da freguesia e são recebidos com o afecto dos séniores de Longos
Agosto é sempre um mês associado às férias e ao reencontro de muitos emigrantes com os familiares na terra Natal.
Por estes dias, várias freguesias de Guimarães transformam-se com a presença daqueles que vivem e trabalham em outros países. É o caso de Longos, onde a população duplica, contribuindo para a dinamização económica e social da comunidade. "É um mês muito especial, com a presença dos emigrantes, sobretudo a população mais idosa que tem os filhos a maior parte do ano no estrangeiro. É emocionante o reencontro!", indica a Autarca Isilda Gomes, explicando que até o calendário da festa da paróquia sofreu alterações para "contar com a presença dos emigrantes". "A nossa padroeira - Santa Cristina - comemora-se a 24 de julho, mas resolveu-se organizar a festa num fim-de-semana em que os emigrantes estão na freguesia", acrescentou, observando que os festejos vão decorrer no próximo fim-de-semana, juntamente com o Festival de Folclore.
A Presidente da Junta de Longos realça que a população a residir na freguesia duplica, aumentando a afluência de pessoas aos estabelecimentos comerciais e até os lugares de estacionamento se tornam escassos nas imediações da Escola EB 1 e sede da Autarquia. "Há mais pessoas nos cafés, no supermercado e até na cabeleireira", afirmou.
Para receber os emigrantes da freguesia, utentes da Associação Braços d' Afectos fizeram uma instalação artística num jardim, com as boas-vindas dirigidas aos filhos da terra.