Guimarães quer obter certificação como destino de turismo sustentável

Guimarães quer ser destino de turismo sustentável, estando a ser dados passos significativos no sentido da obtenção dessa certificação.

Na terceira edição da Vitrus Talks, realizada esta sexta-feira para debater a sustentabilidade ambiental na ligação com o território, o vereador responsável pela área de turismo da Câmara de Guimarães destacou a estratégia de conciliação do património cultural e natural do Concelho.

Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva afirmou que existe um alinhamento das políticas municipais no sentido do incentivo à sustentabilidade ambiental e impacto neutro no clima até 2050. "Existe uma transversalidade na nossa actuação. No turismo, temos dado passos significativos, na sinalização dos percursos pedestres e na afirmação dos percursos de natureza", referiu, ao precisar que será iniciado o processo formal de certificação. "É um trabalho longo e que envolve várias acções, mas esse é um contributo decisivo para a asseguarmos o crescimento do destino Guimarães de forma sustentada", observou o responsável, apontando o objectivo de aumentar o tempo de permanência de quem visita Guimarães. "Se os nossos recursos estiverem acessíveis e foram divulgados, Guimarães também é um turismo de natureza", continuou, destacando o dinâmica gerada pela integração no projecto europeu “Greentour: Economia Circular e Turismo Sustentável nos destinos da zona SUDOE”, do Laboratório da Paisagem e o envolvimento dos operadores. "Temos seis entidades com acções que mereceram a distinção com o selo Green Key, pela adopção de práticas e comportamentos sustentáveis", sublinhou, ao indicar o espaço que abrange o Bairro C, "que tem sido um laboratório vivo", como sendo o território pioneiro para as práticas culturais e que será o futuro "bairro carbono-zero".

Na edição da Vitrus Talks realizada na Plataforma das Artes e da Criatividade, o Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoan Vázquez Mao, foi contundente na apreciação daqueles que ignoram o impacto das alterações climáticas: "Há dois tipo de 'burros': os que são 'burros' porque mentem e os que são 'burros' que não querem ver, mas as consequências para a cidadania são as mesmas. O tema das mudanças climáticas é uma realidade, estamos a vê-lo com a seca, com as tempestades, temos um problema sério de saúde pública devido à contaminação do ar", referiu, considerando "importante a liderança pública com práticas como as que estão a ser feitas pela Câmara de Guimarães, mas é fulcral conseguir a participação da cidadania".

Referindo-se à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2025, Xoan Vázquez Mao afirmou: "ganhamos todos".

Na sessão, Isabel Loureiro, Coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, enalteceu as boas práticas introduzidas no território e a participação das pessoas nos desafios da sustentabilidade.

João Pedro Castro, Administrador Executivo da Vitrus, salientou o compromisso que a empresa municipal abraçou com a defesa e protecção ambiental nas suas múltiplas valências de actuação, considerando esta iniciativa um exemplo desse contributo.

Participou ainda na sessão Paulo Gago, Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que apresentou algumas das práticas implementadas pela autarquia em matéria ambiental, incentivando o exercício da cidadania.

 

Marcações: Vitrus Talks

Imprimir Email