Jornadas nacionais em Guimarães são tributo aos bombeiros portugueses
Guimarães vai receber entre 23 e 25 deste mês as primeiras Jornadas dos Bombeiros. Trata-se de um evento proposto pela direcção dos Bombeiros de Guimarães após o convite da Liga Portuguesa de Bombeiros para a realização em Guimarães do tradicional Dia Nacional do Bombeiros.
O Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, António Nunes recorda que aceitou o desafio dos bombeiros de Guimarães e da Federação de Braga perante uma proposta que classifica de "evolução" naquela que é uma iniciativa que pretende reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelas bombeiros na sociedade portuguesa. O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses deixou ainda um recado ao poder político que "regra geral louva os bombeiros mas no dia seguinte esquece-se deles" e manifestou a esperança de poder concretizar o "sonho" de ver concretizado o projecto de criar um museu dos bombeiros.
A Vereadora Municipal responsável pela Protecção Civil, Sofia Ferreira, destacou a importância de uma iniciativa que é um tributo ao trabalho dos bombeiros em prol da segurança das populações.
"Estou certa de que será um momento alto de reconhecimento simbólico do trabalho dos nossos bombeiros pelos quais temos muito orgulho", afirmou.
No primeiro dia do evento, pelas 15h00, é inaugurada no Largo do Toural uma exposição de fotos e adereços dos bombeiros que também vai estar patente em estabelecimentos comerciais e no Paço dos Duques de Bragança. Às 21h30 há concerto no Largo da Oliveira. Sábado, «os bombeiros vão ao Castelo», numa acção com diversas actividades e pelas 10h00 realiza-se o Conselho Nacional dos Bombeiros. No mesmo dia, pelas 15h00 é inaugurada no edifício da Câmara uma exposição de miniaturas de viaturas dos bombeiros e, às 16h30, há desfile apeado e motorizado até à Escola João de Meira. Pelas 17h15 realiza-se uma sessão solene onde vão ser condecoradas as federações distritais de bombeiros e seus beneméritos. O programa do segundo dia das Jornadas termina no Centro Cultural Vila Flor com uma festa das jornadas. No domingo, realiza-se uma missa, na igreja de São Francisco em memória dos bombeiros falecidos, principalmente pelos 250 bombeiros falecidos em missão desde 1980.
Na conferência de imprensa de apresentação das Jornadas dos Bombeiros marcaram presença também a presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno e o comandante do corpo de bombeiros, Luís Andrade, entre outros.