Centro Juvenil de São José retomou confraternização anual com apresentação do livro «Feliz na Escuridão»

O Centro Juvenil de São José celebrou o 108º aniversário, retomando o momento de encontro e convívio que foi interrompido nos últimos anos devido à pandemia da Covid-19.

No passado domingo, a celebração ficou marcada pela apresentação do livro "Feliz na Escuridão", de autoria de José Francisco Machado, que tem o pseudônimo de Pepe Guimarães, filho de um antigo aluno das Oficinas de São José nas décadas de 20 do século passado.

O autor manifestou essa vontade junto da Direcção porque ainda se lembra "das estórias que o pai contava", observou Fernando Sousa, ao realçar que a Instituição "é uma casa aberta à comunidade", desígnio que perpetua o valor do legado do fundador D. Domingos da Silva Gonçalves, alvo da homenagem realizada junto do seu túmulo, após a missa solenizada com a actuação do Orfeão de Guimarães.

A comemoração do aniversário serviu para a centenária instituição vimaranense reforçar a orientação voltada para a diversificação da oferta de apoio social, nomeadamente com a criação de um lar residencial para pessoas com deficiência e outros serviços na área da saúde mental. "As respostas sociais têm de ser reinventadas de acordo com as necessidades da população e da comunidade. Actualmente, temos sete jovens no lar de infância e juventude, ao passo que o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental acompanha 80 famílias", afirmou o dirigente, ao destacar a importância das instituições acompanharem os desígnios do tempo e respectivas mudanças sociais, justificando assim a aposta na criação de respostas sociais relacionadas com as questão da saúde mental.

"O projecto está a dar passos que são cautelosos. O orçamento inicial ultrapassava os 3 milhões de euros para adaptar as nossas instalações para acolher as respostas sociais vocacionadas para a saúde mental. Mas, agora, temos até alguma dificuldade em arranjar empresas que consigam dar um orçamento seguro para que possamos trabalhar. Estamos a avançar e o projecto está em fase de licenciamento na Câmara Municipal", referiu, ao esclarecer que só posteriormente a Instituição estará em condições de apresentar uma candidatura a financiamento comunitário.

O dia de São José é sempre especial na vida da Instituição, proporcionando-se a confraternização entre todos aqueles que directa ou indiretamente ao longo dos anos estão unidos pelos valores que inspiraram a sua criação e têm assegurado a sua sobrevivência. "A nossa instituição nasceu no dia 19 de março de 1915. São José é o protector das famílias e nós acolhemos centenas de jovens ao longo dos anos que se tornaram homens e também eles chefes de famílias", salientou, ao congratular-se com o regresso da confraternização.

Uma "receita" para a felicidade

O livro «Feliz na Escuridão» é uma obra literária autobiográfica, em que Pepe Guimarães procura transmitir ao público infantil uma mensagem carregada de "positivismo perante o negativismo que constantemente nos atormenta seja no que vemos, no que ouvimos ou lemos". 

Na apresentação, a professora Anabela Silva agradeceu ao autor a narrativa que levou-a a uma reflexão profunda sobre a vida, fornecendo "as ferramentas para ser e ajudar outros a serem felizes".

Através da narrativa verídica de excertos da sua infância, o autor quer contribuir para que "seja em que circunstância for" a felicidade está ao alcance de todos. "O conceito de felicidade não depende exclusivamente de factores externos ao indivíduo como ter uma família financeira e socialmente bem sucedida, puderem obter tudo aquilo que desejam. A felicidade encontra-se no interior de cada pessoa", apontou, ao justificar que apesar das dificuldades que enfrentou por ser deficiente visual "foi uma criança particularmente feliz".
O autor nasceu em Fermentões em janeiro de 1955, mas com a família, em criança, mudou-se para Pedreira, em Felgueiras. Exerceu as mais diversas profissões e actividades: foi cortador de metais, telefonista/recepcionista, animador sociocultural, vendedor, empresário.

Foi membro da Assembleia Municipal de Felgueiras de outubro de 2009 a setembro de 2017 e até foi animador de rádio, "fiel ao conceito de felicidade que caracterizou o menino que foi. De forma que o Homem que é, sempre quis e soube ser feliz, na escuridão.."

Foto: Centro Juvenil de São José

Marcações: Centro Juvenil de São José

Imprimir Email