Centro Juvenil de São José prepara-se para acolher jovens ucranianos

O Centro Juvenil de São José vai acolher jovens refugiados oriundos da Ucrânia, respondendo ao repto lançado pelo Centro Distrital da Segurança Social de Braga.
"Somos uma casa de acolhimento e estamos habituados a oferecer esse tipo de resposta. Por isso, prontamente aceitamos e manifestamos a nossa disponibilidade, sendo também uma expressão da nossa solidariedade com o povo que está a sofrer os efeitos da guerra", assinalou o vice-presidente da Instituição.

Fernando Sousa precisou que serão recebidos cinco jovens daquele País que está envolvido num conflito bélico com a Rússia, reconhecendo que constituirá uma nova dimensão da actividade assistencial do Centro Juvenil de São José.

"Os nossos colaboradores e técnicos vão ter formação especial e vamos enfrentar também o desafio da língua. Esse poderá ser o maior entrave, mas a Instituição existe para servir uma causa", dedicando-se ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens sem apoio familiar ou em risco de exclusão social.

"No distrito de Braga foram selecionadas quatro instituições. O Centro Juvenil de São José é a única de Guimarães", frisou o responsável, ao apontar: "somos uma casa de acolhimento, temos as ferramentas e os espaços necessários para proporcionar o bem-estar e a serenidade àqueles que procuram um lugar seguro e precisam da nossa solidariedade e protecção".

Marcações: Centro Juvenil de São José, acolhimento, jovens refugiados

Imprimir Email