São José patrono do Centro Juvenil, instituição que nasceu há 108 anos

O Centro Juvenil de São José celebra este domingo o seu 108º aniversário, retomando o momento de encontro e convívio que foi interrompido nos últimos anos devido à pandemia da Covid-19.

"Depois da interrupção por força da pandemia, iremos retomar essa comemoração este ano, com o programa tradicional e também com a apresentação do livro "Feliz na Escuridão", de autoria de José Francisco Machado, que tem o pseudônimo de Pepe Guimarães, filho de um antigo aluno das Oficinas de São José nas décadas de 20 do século passado, que manifestou essa vontade por ser a instituição onde o pai andou e porque ainda se lembra das estórias que o pai contava", indicou o Presidente da Direcção do Centro Juvenil de São José, instituição que nasceu precisamente a 19 de Março de 1914, num tempo em que as necessidades sociais eram diferentes das actuais.

Por isso, Fernando Sousa admitiu que a comemoração do aniversário servirá para a centenária instituição vimaranense reforçar a orientação voltada para a diversificação da oferta de apoio social, nomeadamente com a criação de um lar residencial para pessoas com deficiência e outros serviços na área da saúde mental.

"As respostas sociais têm de ser reinventadas de acordo com as necessidades da população e da comunidade. Actualmente, temos sete jovens no lar de infância e juventude, ao passo que o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental acompanha 80 famílias", observa, ao destacar a importância das instituições acompanharem os desígnios do tempo e respectivas mudanças sociais, justificando assim a aposta na criação de respostas sociais relacionadas com as questão da saúde mental.

"O projecto está a dar passos que são cautelosos. O orçamento inicial ultrapassava os 3 milhões de euros para adaptar as nossas instalações para acolher as respostas sociais vocacionadas para a saúde mental. Mas, agora, temos até alguma dificuldade em arranjar empresas que consigam dar um orçamento seguro para que possamos trabalhar. Estamos a avançar e o projecto está em fase de licenciamento na Câmara Municipal", refere, ao esclarecer que só posteriormente a Instituição estará em condições de apresentar uma candidatura a financiamento comunitário.

O dia de São José é sempre especial na vida da Instituição, proporcionando-se a confraternização entre todos aqueles que directa ou indiretamente ao longo dos anos estão unidos pelos valores que inspiraram a sua criação e têm assegurado a sua sobrevivência. "A nossa instituição nasceu no dia 19 de março de 1915. São José é o protector das famílias e nós acolhemos centenas de jovens ao longo dos anos que se tornaram homens e também eles chefes de famílias. Muitos deles costumam marcar presença no dia das comemorações", frisou o responsável.

Este domingo, o Centro Juvenil de S. José inicia as celebrações com um programa que se inicia pelas 10h00, com uma assembleia geral da Associação dos Antigos Alunos das Oficinas de S. José. Uma hora depois, no salão nobre da Instituição, terá lugar a apresentação do livro «Feliz na escuridão», de autoria de José Machado, filho do antigo aluno Francisco Fernandes Machado.

Pelas 12h00, realiza-se uma missa em honra de S. José, na capela da Instituição, abrilhantada pelo Orfeão de Guimarães. No final, realiza-se uma homenagem ao Fundador da Instituição, junto ao seu túmulo.

O programa termina com um almoço de confraternização.

Marcações: Centro Juvenil de S.José

Imprimir Email