Presidente da Republica já não vem amanhã a Guimarães

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/Educacao/universidade/uminho-azurem.jpg

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já não vem amanhã a Guimarães, depois de ter sido anunciada a sua participação no concerto inaugural das celebrações do 49º Aniversário da Universidade do Minho, marcado para as 21h30, na Igreja de São Francisco, em Guimarães.

O reportório prevê as obras "Egmont", de Beethoven, e "Gloria", de Poulenc, interpretadas por Dora Rodrigues (soprano), Vítor Moura (narrador) e Vítor Lima (diretor do coro), bem como pelo Coro do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho e pelo VianaVocale - Coro da Academia de Música de Viana do Castelo, acompanhados pela Orquestra Académica da UMinho. A direção caberá ao maestro Vítor Matos.

Os concertos fazem parte do programa de Comemorações do Cinquentenário da criação da Universidade do Minho, fundada a 11 de agosto de 1973 pelo Decreto-Lei nº 402/73 e implementada a partir de 1974 com a tomada de posse do seu primeiro Reitor, Carlos Lloyd Braga, e da Comissão Instaladora, a 17 de fevereiro.

O programa integral das comemorações incluirá eventos científico-culturais que decorrerão de fevereiro de 2023 a dezembro de 2024 e que foram delineados pela Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho. O programa completo das celebrações será apresentado, na cerimónia oficial do aniversário a decorrer no sábado, pelo presidente da Comissão do cinquentenário, João Cardoso Rosas (professor da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho e, atualmente, seu presidente).

A criação da Universidade do Minho materializou uma aspiração antiga da região, integrou uma das mais ambiciosas transformações do sistema de ensino superior português, abriu caminho à afirmação de um importante projeto institucional e veio a revelar-se essencial na transformação de Portugal num país mais democrático e mais desenvolvido. 50 anos volvidos sobre a data da criação, a Universidade do Minho celebrará, com a comunidade local e nacional, a sua construção histórica e as nossas conquistas conjuntas.

Ambos os espetáculos têm o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

Marcações: Presidente da República

Imprimir Email