Comemorações do Dia de Portugal em Guimarães
Prosseguem esta sexta-feira, as comemorações do Dia de Portugal. O dia festivo começa com uma parada militar marcada para o Campo de S.Mamede, que contará com a presença de representações dos três ramos das Forças Armadas. Às 10.15 horas, o programa começa com o içar da bandeira no Castelo de Guimarães, seguida do lançamento de pára-quedistas e evolução da charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana. No final, o Presidente da República prestará uma homenagem ao Rei Fundador, com o descerramento de uma placa evocativa na estátua de D.Afonso Henriques. Segue-se a apresentação de cumprimentos pelo Corpo Diplomático, numa cerimónia marcada para o salão nobre do Paço dos Duques de Bragança.Às 16h30, no pavilhão Multiusos, realiza-se a sessão solene do Dia de Portugal naquele que é o ponto alto das comemorações. Para esta cerimónia estão convidadas cerca de duas mil entidades, destacando-se o Primeiro-Ministro e todos os membros do Governo, o Presidente da Assembleia da República, os Presidentes dos Tribunais Constitucionais e Supremo Tribunal de Justiça, entre muitos outros convidados.
Nesta sessão, o Presidente da República vai entregar as tradicionais distinções honoríficas a dezenas de agraciados.
De um conjunto de 59 agraciados, destacam-se personalidades locais. A Sociedade Martins Sarmento vai receber a Ordem do Infante D. Henrique. Também Aurora Cunha vai ser distinguida com a condecoração máxima das comemorações.
Com a Ordem de Mérito, vão ser condecorados o artista José de Guimarães, os irmãos médicos, Jorge e José Cotter e Antonino Dias, antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães. O empresário do grupo Kyaia, Fortunato Frederico, vai ser agraciado com Mérito Industrial. António Ribeiro, docente da Universidade do Minho, vai ser agraciado com a Ordem de Instrução.
José Mourinho, Catarina Furtado, Nicolau Breyner e Marcelo Rebelo de Sousa, são algumas das outras personalidades distinguidas.
Marcações: Sociedade