«Da Quaresma à Páscoa» Guimarães quer potenciar a oferta turística

Foi apresentado esta terça-feira o programa «Da Quaresma à Páscoa», iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães em conjunto com instituições vimaranenses.

Dois anos após uma interrupção da iniciativa imposta pela pandemia, «Da quaresma à Páscoa» regressa com diversas iniciativas, nomeadamente a exposição «A paixão em Guimarães», celebrações religiosas, um fim de semana gastronómico e o Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.
São acções que visam potenciar a atractividade de Guimarães num período de grande procura turística.

"Este é um período forte do ponto de vista turístico para Guimarães, havendo perspectivas de bom tempo nos fins-de-semana que antecedem a Páscoa. Para além de termos um Festival Internacional de Música Religiosa e uma componente expositivas teremos os nossos espaços abertos para receber e acolher todos aqueles que quiserem conhecer o nosso património, numa iniciativa que conta também com a adesão dos restaurantes e das unidades hoteleiras, promovendo Guimarães enquanto destino turístico", destacou o Vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva.

O programa retoma o Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães que homenageia, a título póstumo, o seu criador, José Maria Cardoso, no âmbito da qual será realizada uma sessão, no dia 15, na Sociedade Martins Sarmento, pelas 19h00.
Domingos Castro, da Orquestra de Guimarães, falou de um "desafio" programar a sexta edição do evento num tempo dominado pela "pandemia e pela guerra". E neste contexto, o programa do Festival procurou ter uma mensagem de "fé e esperança", recorrendo a uma obra de um compositor polaco que aborda o drama humano da segunda guerra mundial, numa "metáfora perfeita para os dias de hoje", sendo que contará com uma ucraniana como solista.

O programa «Da Quaresma à Páscoa» começou precisamente esta terça-feira com a inauguração, na Sociedade Martins Sarmento, da exposição «A Paixão de Guimarães», no âmbito da qual há um roteiro pelas igrejas da Cidade onde podem ser apreciadas meia centena de peças de arte sacra.
Na componente das celebrações religiosas, o destaque vai para as procissões dos Senhor dos Passos que contará com a presença do novo Arcebiospo Primaz de Braga, D. José Cordeiro que fará o Sermão na escadaria da Igreja da Misericórdiam naquela que é a sua primeira presença em actos pastorais em Guimarães e do Enterro do Senhor, organizadas pela Irmandade de Nª Sª dos Santos Passos e a procissão das Endoenças, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

O fim-de-semana gastronómico a que aderiram 22 restaurantes vai decorrer de 8 a 10 de Abril e a VI edição do Festival Internacional de Música Religiosa, vai acontecer de 10 a 16 de Abril.

Marcações: Da quaresma à Páscoa

Imprimir Email