Greve dos motoristas da Resinorte de Riba de Ave com adesão de 100%, diz sindicato

images/fotoarquivo/2018/Ambiente/ecoponto_lixo.jpg

Os motoristas da recolha selectiva do CITVRU de Riba de Ave, da Resinorte, estão em greve entre esta quarta e sexta-feira (dias 27, 28 e 29), e ao trabalho suplementar entre os dias 30 e 14 de Novembro. O sindicalista Nuno Braga fala numa adesão "total" dos motoristas.

Esta acção de luta dos trabalhadores, convocada pelo STAL, visa reivindicar, entre outros, o aumento geral de salários e a uniformização dos salários praticados no Pólo de Riba de Ave; a negociação de um Acordo Colectivo de Trabalho; a valorização das carreiras profissionais; a melhoria das condições de trabalho e o respeito pelas normas de segurança e saúde no trabalho. No entanto, a principal preocupação está nos baixos salários, segundo Nuno Braga.

Os trabalhadores contestam, ainda, o corte de dias de salário pelo exercício dos direitos sindicais, realçando-se que têm sido recorrentes as denúncias de assédio laboral na Resinorte, SA – concessionária da exploração e gestão do sistema multimunicipal de tratamento e de recolha selectiva de resíduos urbanos de 35 municípios do Norte Central –, tendo mesmo o STAL solicitado, anteriormente, a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho devido a vários relatos e denúncias sobre a enorme pressão sobre trabalhadores por parte da empresa.

A Resinorte confirmou a greve, mas não prestou declarações.

Marcações: greve, lixo, Resinorte

Imprimir Email