Câmara de Guimarães e Segurança Social esclareceram empresários sobre «Layoff Simplificado e Apoio à Retoma»

images/fotoarquivo/2018/economia/sessao_layoff.jpg

O Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva de Actividade é um programa destinado a entidades empregadoras que tenham sido afectados pela pandemia e que se encontrem, consequentemente, em situação de crise empresarial, ou seja, com uma quebra de facturação igual ou superior a 25%. Este é um dos instrumentos de apoio que importa dar a conhecer e “insistir nos esclarecimentos necessários, com objectividade, para os empresários sentirem que podem recorrer a estes apoios, superando as questões de maior burocracia”, salientou o Vereador da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, numa sessão online dirigida aos empresários vimaranenses.

Esta sessão decorreu no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Município de Guimarães no apoio ao tecido económico, nomeadamente através do Espaço Empresa. Contou ainda com as intervenções de Ana Cristina Nolasco, directora do Núcleo de Identificação, Qualificação e Remunerações da Segurança Social e de Cristina Máximo, directora do Núcleo de Prestações de Desemprego e Benefícios Diferidos da Segurança Social.

Sob o lema «Layoff Simplificado e Apoio à Retoma», foram apresentadas as medidas que estão disponíveis e à responsabilidade da Segurança Social, nomeadamente o programa de Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva de Actividade e o Layoff Simplificado (Medida Extraordinária de Apoio à Manutenção dos Contratos de Trabalho) que se destina a entidades empregadoras, sujeitas ao encerramento de instalações e estabelecimentos por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental, no âmbito da pandemia. A entidade empregadora pode aceder ao apoio desde que a sua actividade se encontre total ou parcialmente sujeita ao dever de encerramento, sendo abrangidos os trabalhadores afetados por esse dever de encerramento.


Marcações: Segurança Social, sessão esclarecimento , layoff

Imprimir Email