Covid-19: Medidas restritivas do novo confinamento já estão em vigor
No território continental, está assim decretada a proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana, entre as 20h00 de sexta-feira e as 5h00 de segunda-feira, assim como a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao 'take-away', ou a permanência em espaços públicos de lazer (que podem ser frequentados).
De igual modo, fica proibida a permanência e o consumo de bens à porta ou nas imediações dos estabelecimentos.
Também as universidades seniores, os centros de dia e de convívio vão ficar encerradas, enquanto os centros de actividades de ocupação de tempos livres (ATL) voltam a abrir, depois de terem sido encerradas na semana passada por decisão do Governo.
Por determinação do Governo, as forças de segurança vão ter mais visibilidade na via pública e reforçar a sua ação fiscalizadora, especialmente nas imediações dos estabelecimentos escolares.
O Governo pediu ainda aos municípios para que limitem o acesso dos cidadãos a espaços públicos onde pode existir grande concentração de pessoas, como frentes marítimas e equipamentos desportivos.
A partir de hoje são reajustados os horários dos estabelecimentos cuja atividade não está suspensa, que podem funcionar até às 20h00 durante a semana e até às 13h00 ao fim de semana, exceto supermercados que podem funcionar até às 17h00.
As escolas vão manter-se abertas em ensino presencial e serão alvo de uma campanha de testes rápidos
Marcações: medidas restritivas, confinamento